segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Veado e a Mata.

Vejam que interessante leitura da lei...

Então, por tratar-se de um crime pequeno, o Dep. Clodovil Hernandes (aquele mesmo) foi absolvido, baseado no "Princípio da Insignificância", de crime ambiental por desmatar e aterrar 6.520m² (0,652 hectare) de área pertencente à Unidade de Conservação do Parque Estadual da Serra do Mar, no Município de Ubatuba, sem falar-se da introdução de espécies exóticas ao bioma.

Vale lembrar que, num único hectare (10.000 m²) de Mata Atlântica pode-se encontrar até 458 diferentes espécies arbóreas, outro tanto de vegetais não arbóreos e um sem número de espécies da fauna, algumas delas endêmicas, ameaçadas e ainda não catalogadas, o que torna este bioma um dos mais importantes de todo o mundo ao tratar-se de biodiversidade, com uma densidade de espécies por hectare maior até mesmo do que a amazônica.

Com números desta monta, o que será então que caracteriza a insignificância deste crime? Teria o excelentíssimo senhor ministro Marco Aurélio entendido que a área é pequena demais apenas porque um erro de contas transformou 0,652 hectare em 652m² (e não 6.520m²)? Teria nosso magistrado mor feito contas (após um curso hiper-intensivo de GA) e percebido que a área em questão era de regeneração primária, com um número de espécies inferior ao que se diz e, por conseguinte, passível de supressão sem a necessidade de um EIA? Ou teria entendido nosso mais evidente defensor da justiça que este é um crime menor, diante de toda a canalhice a envolver os homens públicos que passam por seu tribunal todos os dias?

Fato é que, se você não for um deputado e for flagrado podando uma árvore frutífera na calçada ou em seu quintal, na época certa, da maneira correta apenas com a intenção de dar-lhe maior vigor e melhores condições fitossanitárias, mas não tiver a devida autorização, vai acabar na cadeia. Já se fores um deputado federal poderá desmatar mais de 6.000 m² da mata atlântica, afetar a biodiversidade do segundo bioma mais ameaçado do planeta, dentro de uma unidade de conservação e ter sua atitude descrita como uma ação pequena e insignificante.

Se ainda pensa em mudar de carreira, muda para a carreira política. As outras não têm graça nenhuma.

Confira abaixo...


> Portal O Barriga Verde. Clique aqui para ler a notícia no portal!

> http://www.stf.gov.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=91118

Um comentário:

leo urbini disse...

Olá prezados
O que explica esse descaso são os galhos do veado
Portanto, lembre-se; se forem desmatar sem ser macunaima , que sejam um veado com muitos galhos.
Léo Urbini