sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Sustentabilidade e os Novos Profissionais

Desde que o conceito de sustentabilidade surgiu, muitas áreas do conhecimento ( e seus profissionais) têm se apoderado de seus preceitos e adaptando seu tradicionalismo a esta "nova tendência".

No entanto, a sustentabilidade pressupõe, por excelência, uma multidisciplinaridade que jamais foi atendida pelas graduações tradicionais. Todo profissional que se aventurou por esta área foi obrigado a construir sua base de conhecimentos através de pós-graduações e cursos de aperfeiçoamento que, muitas vezes, conflitavam com os preceitos e visões de sua graduação original.

Com o advento dos cursos sequenciais e os cursos de tecnologia que, pelo cunho da aplicabilidade instrumental da teoria, passaram a ser embasados pela interdisciplinaridade, este mesmo conceito acabou sendo aplicado aos cursos mais tradicionais, proporcionando a formação de uma nova geração de profissionais, que já saem das instituições preparados para os desafios de um mundo cada vez mais preocupado com as questões ambientais.

Um bom exemplo está na arquitetura, que já há algum tempo, deixou de encarar suas obras como instalações artísticas desvinculadas do meio para, cada vez mais, torná-las orgânicas e integradas ao ambiente que as cerca.

Premiadas com o Prêmio Planeta Casa, de Casa Claudia, em 2006, as arquitetas Maira Del Nero e Juliana Boer, são bons exemplos desta nova geração. Acompanhe em seu blog, Cria Arquitetura Sustentável, os passos desta dupla em seu esforço para fazer deste um mundo melhor para um homem melhor.

Divirtam-se sempre...

Nenhum comentário: