terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Floresta Plantada"

Aqui eu reproduzo uma "carta do leitor" que enviei (e espero ter publicada) ao Valor Econômico, a respeito deste termo tão errôneo e prejudicial, mas que vem sendo cada vez mais utilizado, ouvido e reproduzido...

"Ao ler reportagem de Stella Fontes sobre os planos de expansão da Fibria, na edição impressa de hoje, não pude deixar de contabilizar que, há bastante tempo eu tenho ouvido e lido o termo "Floresta Plantada", nunca sem grande espanto.

O termo foi criado pelas indústrias de papel e celulose para amenizar a opinião pública acerca de suas atividades e expansão sobre o território de nosso país e vem sendo, erroneamente empregado e multiplicado pelos nossos meio de comunicação.

Isto porque uma floresta pressupõe diversidade de espécies animais e vegetais que interagem entre si na formação de ecossistemas e nichos ecológicos, ao longo de um grande período de maturação, produzida através de longos processos de sucessão ecológia.

A tal "Floresta Plantada", apesar de sua aparência vistosa, é apenas uma monocultura de espécie arbórea de grande porte, como a da laranja e outros cítricos o são de espécie arbórea de pequeno e médio porte. A despeito de todas as boas ações ambientais (e não são poucas), que estas empresas têm executado, como a recuperação de APP's (Áreas de Proteção Permanente), crição de corredores ecológicos em suas terras e o respeito às limitações do Código Florestal, a insistência em se desvirtuar o conceito de floresta, potencializada pelo alcance dos meios de comunicação, acaba por produzir na população uma compreensãqo inadequada de que, se forem eucaliptos e pinus os que serão explorados, não haverá nenhum problema em se dizimar toda e qualquer outra espécie animal ou vegetal do meio ambiente."

Nenhum comentário: