segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O verde que nos faz falta.

Muitas vezes os amigos que não estão tão embrenhados quanto eu nas questões ambientais podem achar meus textos chatos, técnicos demais ou longe de sua realidade.

O fato é que, a cada dia, todos nós nos sentimos mais distantes de nossa origem junto à natureza, uma preocupação que pode ser medida pela quantidade de setores que passam a se preocupar com as questões ambientais.
Obviamente, muitos dos anúncios que vemos na mídia afora, podem pressupor uma preocupação das empresas com as solicitações e anseios de seus clientes. No entanto, muitas outras ações têm surgido expontaneamente, chegando até mesmo a criar nichos de negócios onde não existiam consumidores.

Um destes setores é o da "Construção Verde". Ainda que impulsionados pela emergência (de emergir) dos "negócios verdes" e pela demanda criada a partir de pequenos grupos de consumidores, não é difícil de se entender que um prédio, totalmente coberto por jardins, possa ter sido construído antes de que o mercado o tivesse solicitado.

Agora, depois que as primeiras obras "efetivamente verdes", começaram a surgir e mostraram-se como uma nova tendência (nem tão nova assim), poderão criar uma demanda por negócios e uma atração de público consumidor que será capaz de espalhar estes "monumentos ao resgate de nossa condição natural" por todo o mundo.

Se você não sabia porque todos gostam de ter, ao menos, um vasinho de comigo-ninguém-pode no banheiro do apartamento, talvez goste de saber que, muito provavelmente, nosso sub-consciente jamais deixou de tentar retornar à suas origens.

Visite o Blog de Paisagismo da Lopes e leia a estas duas matérias:

Nenhum comentário: