terça-feira, 28 de outubro de 2008

Se não nos adaptamos a elas, mudem-se as leis

Manifesto contrário à alteração do código que protege as cavernas de nosso país

Ao que parece, findo este período em que o proletariado tomou as rédeas de nosso país, com seu anseio de enriquecimento econômico a qualquer custo, teremos nós, sejamos ambientalistas ou reles cidadãos, muito mais motivos para choro do que para comemoração.

Embasados pelo discurso de que nosso país necessita de um crescimento econômico exponencial e de que, apenas com a disposição de nossos recursos naturais se poderá alcançar tal meta, até mesmo entidades como o Ministério do Meio Ambiente, órgão que deveria, por natureza, cuidar a natureza, rendem-se a um processo de degradação dos conceitos relacionados à questão ambiental, numa corrente absolutamente contrária àquela move o mundo moderno.

Enquanto Europeus, Asiáticos e até os Norte-Americanos (quem diria) mostram-se sensíveis à verdade incontestável dos fatos, que demonstram a cada dia a tragédia que se aproxima dos que não têm respeito pelo mundo que ocupam, nós, os Tupiniquins, reerguemos a bandeira do "desenvolvimentismo", dos antigos governos centralizadores e de visão obscurecida, e lançamos nossos tratores munidos de suas pás escavadeiras e correntões aos quatro cantos de nosso país-continente.

De norte a sul, de leste a oeste e agora até abaixo da terra, as notícias que nos chegam a cada dia nos dão conta de que, em muito pouco tempo, nem mesmo a legislação ambiental de nosso país, considerada por muitos estudiosos uma das mais modernas, abrangentes e eficazes do mundo, restará.

Cansados de agirem à margem da lei, desmatadores, criminosos e gananciosos agoram lançam uma nova ofensiva contra o ambiente ao qual já se acostumaram a explorar. Já que o custo de burlar a lei lhes parece maior hoje do que há alguns anos, metem-se a financiar o movimento que alterará os códigos escritos para que estes não lhes causem mais dificuldades e onerações.

Ao final das contas poderemos nos tornar um grande país, onde as florestas, a biodiversidade, o patrimônio natural e a saúde, física, mental e intelectual, de sua população são dizimados enquanto grandes madeireiros, latifundiários e mineradores são premiados por cumprir uma regulamentação que adaptou-se aos seus métodos ao invés de seus métodos terem se adaptado ao respeito ao meio natural de que tanto carecemos.

Aos que tiverem possibilidade de se engajar nesta corrente do bem, acessem o site da Sociedade Brasileira de Espeleologia (http://www.sbe.com.br/manifesto.asp) e auxiliem no manifesto contrário à alteração do código que protege as cavernas de nosso país.

"Não desanimem no campo de batalha, pois Deus estará ao lado dos que empunham a espada para defender o bem e a justiça." (Frase atribuída a William Wallace, personagem real que inspirou o filme "Coração Valente")

Nenhum comentário: