quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Crescimento em plena crise

Apesar dos problemas econômicos e da escassez de investimentos alardeados nos últimos meses, como consequência da maior crise econômico-financeira dos últimos 60 anos, o desenvolvimento de algumas das tecnologias verdes cresce impulsionado, justamente, pelas dificuldades financeiras enfrentadas por alguns nichos de empresas em todo o mundo.

Um destes setores é o da Tecnologia da Informação (TI), em que, apesar de ser uma indústria extremamente moderna no uso da tecnologia em si, é ainda bastante atrasada no que tange à economia de baixo carbono. Esta é uma área onde ainda se consome e se esbanja muita energia, plástico e papel.

E, justamente por enfrentarem grande dificuldade financeira, existe hoje, sobre os centros de processamento de dados das grandes empresas, uma pressão muito grande para que reduzam seu consumo de energia e recursos, diminuindo, por consequência, suas emissões de carbono.

Que vantagem existe em investir recursos numa área como esta, dentro de uma grande corporação que enfrenta dificuldades para manter-se em pé? Estes investimentos economizam dinheiro, reduzem seus custos operacionais e, por consequencia, aumentam o lucro das empresas.

Ouça o artigo de Sérgio Abranches em.... CBN Ecopolítica

Nenhum comentário: