quinta-feira, 1 de maio de 2008

Pequenas atitudes, grandes soluções.

Você já ouviu falar em fraldas de pano? Pois, a cada dia que se passa eu descubro que minha avó era mesmo quem sabia das coisas...

Desde a década de 50, quando a febre dos descartáveis nos acometeu gravemente, o plástico e o papel acabaram chegando aos lugares mais inusitados. Além dos copos, pratos e garfos que já não precisavam ser lavados e não consumiam nosso tempo, também os bumbuns de nossos bebês entraram na dança e sucumbiram às fraldas descartáveis que trouxeram imensa versatilidade e economia de tempo às atarefadas mamães de plantão.

Hoje, depois de descobrirmos o transtorno em que elas se transformaram, ao contribuir para a elevação da quantidade e volume de resíduos em nossos insuficientes aterros sanitários, estamos fazendo o caminho inverso e voltando a utilizar a tecnologia de nossas avós.

Uma recente pesquisa na Grã-Bretanha motrou que o número de pais a adotarem as fraldas de pano quadruplicou nos últimos anos, chegando, em 2008, a 8% dos pais com filhos que ainda usam fraldas.

Para aqueles que não abrem mão da praticidade e argumentam sobre o tempo perdido com a limpeza e lavagem das tais velharias, uma série de empresas já oferecem o serviço de "locação de fraldas" em que, semanal ou diariamente são entregues aos pais uma certa quantidade de fraldas limpas e retiradas as usadas para lavagem e higienização.

Aqui no Brasil este serviço ainda é muito pouco difundido devido à pequena demanda. Mas ainda que não se consiga encontrá-lo em sua região, uma boa solução é a parceria com a lavanderia de seu bairro. Do ponto de vista econômico, possivelmente não haverá vantagens caso você opte pelo conforto de não lavá-las em casa. Mas do ponto de vista ambiental...

Caso você queira se aprofundar:

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/04/28/uso_de_fraldas_de_pano_cresce_devido_preocupacao_ambiental-427092569.asp

http://lagartoamarelo.blogspot.com/2008/02/fralda-serve-para-o-qu-mesmo.html

Real Diaper Association(UK), organização coletiva não-lucrativa que difunde o uso de fraldas de pano. http://www.realdiaperassociation.org/

2 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a fralda de pano...( silencio absoluto) vou pensar bastante..mas realmente é muito difícil para um casal que nos tempos de hoje trabalham 10 hrs por dia... ter tempo, espaço, para tal iniciativa.

Alexandre Alves disse...

Flavinha,

Há alguns anos, uma empresa (não me lembro qual) fez um trabalho de divulgação a respeito da locação de fraldas. Lembro-me de uns amigos do prédio que utilizavam o serviço por conta de uma alergia de seu filho com alguma substância que havia na fralda descartável.

Na época não prestei muita atenção ao assunto (não havia nenhum interesse de minha parte) e hoje, apesar de ter pesquisado durante o tempo em que preparei esta matéria, não consegui encontrar ninguém mais que faça este serviço... Como esta é uma tarefa para quem tem muitos contatos (como compradores de comodities), caso você encontre uma boa solução, não se acanhe em repassar a informação.

Como disse antes, por tratar-se de um assunto difuso (sem fronteiras) as questões ambientais são questões de todos. E encontrar boas soluções com a ajuda dos parceiros e amigos é a meta final deste trabalho que estou desenvolvendo.